sábado, 7 de abril de 2007

OS PAULITEIROS DE SENDIM



OS PAULITEIROS DE SENDIM (1)

Perde-se no tempo a origem da dança dos pauliteiros e podemos mesmo afirmar que, em Sendim, ela existe desde que há memória da sua existência.
A notícia mais antiga, que conhecemos, é-nos dada por Manuel Severim de Faria, que foi Chantre da Sé de Évora, e que ao escrever sobre uma das suas viagens por Portugal, entre 1604 e 1625, referindo-se à nossa região, mais concretamente a Vila de Ala, dava notícia de lá ter assistido a uma dança com paus e ao toque da gaita-de-foles.


<>
Em Sendim, pelos relatos que ouvimos aos mais velhos, desde que se lembravam, e isto referia-se a um tempo que remontava aos fins do século XIX, era uma dança que se dançava no Sagrado e pelas ruas da povoação em dias de festa, nomeadamente na festa de Nossa Senhora do Rosário e no Corpo de Deus.
Houve sempre grupos de pauliteiros em Sendim, pelo menos desde os fins do século XIX, pois nós mesmo o ouvimos da boca de dançadores desse tempo e que nos foi confirmado pelo próprio Padre Dr. António Maria Mourinho. Seu pai, João da Cruz Mourinho, que também foi dançador, teria feito parte de um grupo antes do ano 1900, daí ter ensaiado pelo menos oito grupos antes de falecer, o que aconteceu em 1938, destes grupos apenas conseguimos saber que deles fizeram parte; José Pires Mourinho, Francisco Geraldes, António Vinhão, Francisco Mendonça, seu irmão António Mendonça, António Cangueiro, Francisco Ferreira, José Antunes Ferreira e António Maquelino. De notar, o que escreveu o Padre Dr. António Maria Mourinho no seu cancioneiro e que aconselhamos a ler, na parte final deste humilde trabalho:


<>


"Meu pai, João da Cruz Mourinho, falecido repentinamente de atroz acidente, em 1938, com 58 anos de idade, ensinou nada menos que 8 (oito) grupos de dançadores, em sucessivas gerações, não só em Sendim, como em povoações vizinhas, onde tinha inúmeros conhecimentos e amigos. Acompanhou muitos anos o tio Pepe de Freixiosa e o tio Silvestre Louçano de Vila Chã, os mais famosos gaiteiro e tamborileiro de toda a Terra de Miranda dos fins do século XIX, de que ainda bem me recordo… E meu irmão mais velho José Pires Mourinho, ensinou três grupos".


<>




Sabemos por conhecimento pessoal e porque trabalhamos muito de perto, com o Padre Dr. António Maria Mourinho, que ele tinha muita documentação sobre Sendim e que pensava publicar. Infelizmente não só não chegou a publicar, como pelo que sabemos, não se sabe o destino que teve, já que no seu espólio parece não estar.
Pena foi que muito do que recolhemos o tivéssemos dado, se não, este trabalho estaria muito mais completo. Assim valemo-nos da memória.
Que outros não venham procurar honras de trabalhos que não lhes pertencem e para o qual nada contribuíram, como aliás já foi feito nalguns casos. (continua)

Sem comentários: