sábado, 19 de maio de 2007

OS PAULITEIROS DE SENDIM


OS PAULITEIROS DE SENDIM(4)


continuação


Foi no peditório de uma festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, em Outubro de 1963, que tiramos a fotografia a um grupo de paliteiros, que era constituído por José Santiago, Belmiro Carção, Joaquim Paulo, José Antunes, Américo Peres, José Carlos Alves, Manuel Marcelino, e António Gonçalves. Este grupo era ensaiado por José Pires Mourinho e actuou em vários outros eventos, nomeadamente numa festa em Lagoaça, no Verão de 1964. Os gaiteiros eram de Travanca.

A guerra do ultramar fez com que este grupo se separasse, mas o Manuel Marcelino, que pertenceu a uma companhia militar em Angola, onde estava também o Paço Bandeira, veio a ensaiar aí um grupo de pauliteiros.
Belmiro Carção ensaiou também um grupo em Angola, quando cumpria o serviço militar.
Entendemos que é importante realçar o facto de os sendineses formarem grupos de pauliteiros por esse mundo fora. Além dos já referidos, também no Canadá os sendineses dançavam, nos anos 70 havia um grupo em Toronto, formado por Eduardo Peres e seu primo Venâncio Peres de Sendim, Eduardo Marcos e Avelino Marcos de Cércio, Norberto Raposo de Pena Branca, Porfírio Igreja de Miranda, Nelson Moita de Fátima (é curioso ver neste grupo um dançador de fora da Terra de Miranda) e José Valentim de Genísio. Tocava a gaita-de-foles José Marcos de Cércio, o bombo Armando Igreja de Miranda e a caixa Abílio Peres de Sendim.


continua....

1 comentário:

Tiégui disse...

Sta isso bien guapo ! Oubrigado pulas fetugrafies de los pauliteiros, mui porreiro !

Un Cicuirano.