sexta-feira, 1 de junho de 2007

OS PAULITEIROS DE SENDIM


OS PAULITEIROS DE SENDIM (6)


continuação


Em 1980, dado que tinha sido fundado o Centro Cultural e uma das actividades era fazer renascer as danças tradicionais, os professores José Almendra e José Ramos Campos resolveram criar um grupo de pauliteiros infantil e fazer deles um grupo que continuasse a dança, no futuro. Assim aconteceu, tendo-se transformado numa escola, que ao longo dos anos foi criando vários grupos de pauliteiros, em Sendim.

No início foram ensaiados por Benjamim Monteiro, de Vila Chã e por António Alves, de Atenor. Este fez parte de um grupo ensaiado por João da Cruz Mourinho.
Os primeiros ensaios faziam-se cantando os “ lhaços “ e só quando já começavam a saber dançar as variantes, (a quatrada, a corrida, guias adentro e peões afora, guias afora e peões adentro, guias em volta, desvolta por dentro e por fora, a passagem e a “bitcha”) é que se chamou o gaiteiro, o tiu Pascoal de Cércio, que já tinha muita experiência, pois acompanhava o grupo de Duas Igrejas, dirigido pelo nosso conterrâneo, Padre Dr. António Maria Mourinho.
Os pauliteiros usavam calças, como era tradição, em Sendim.
O facto de o tiu Pascoal ter sido o gaiteiro do grupo teve uma importância maior que se julga. Cércio foi sempre a terra em que os pauliteiros melhor dançavam com os pés, como aliás em Sendim e daí ainda hoje isso ser uma das principais características do nosso grupo.
No euro 2004, onde estiveram muitos figurantes vestidos de pauliteiros, foi muito considerada a forma como os elementos de Sendim e de Cércio dançavam a “bitcha”. Tendo sido a adoptada pelos coreógrafos.
continua....

Sem comentários: