domingo, 3 de junho de 2007

OS PAULITEIROS DE SENDIM


OS PAULITEIROS DE SENDIM(7)

continuação

Como surgiu a necessidade de uma maior continuidade nos ensaios, pensou-se que um dos pauliteiros de 1963 poderia dar uma ajuda. O único que se disponibilizou foi o Belmiro Carção, que durante os ensaios e com o tiu Pascoal, gaiteiro de Cércio, foi recordando os “lhaços”, acabando por vir a ser o continuador, tendo passado a tomar conta do grupo, nos ensaios.

Do grupo inicial faziam parte Virgílio Carção, Óscar Jantarada, Pedro Castro, Luís Fernandes e Vítor Balbino (guias) e Óscar Salgado, António Aleixo, Carlos Afonso e Victor Pêra (peões), Luís Fernandes, Paulo Felgueiras, Ramiro Quitério, Fernando Palhau e Aquilino Branco.
Houve o cuidado de ensaiar mais de oito elementos, para melhor se poder escolher e ter substitutos para todas as posições e assim, suprir uma eventual falta. Alguns destes elementos dançavam também as danças mistas.
Quando alguns destes elementos saíam, por terem de ir estudar para longe, e como eram admitidos todos os anos novos elementos, facilmente se renovava o grupo e logo surgiu outro de que fizeram parte, Óscar Salgado, Aquilino Branco, Paulo Nobre, Raul Martins, Manuel Falcão, António Aleixo, João Aleixo, Ramiro Quitério, Nelson Pimentão e José Pires.
Com as receitas que se conseguiam com as deslocações e outras, nestas é de realçar a ajuda que muitas mães e outras mulheres de Sendim deram, fizeram-se os saiotes e as “inaugas” (saias brancas de dentro) dos fatos. Quase tudo foi feito em Sendim.
Os pauliteiros passaram a usar o traje, como o mais conhecido grupo de pauliteiros, no Mundo, os pauliteiros de Duas Igrejas.

A partir destes, muitos outros surgiram, mas porque eles foram os primeiros e os continuadores mais tarde, no grupo adulto, era de justiça referi-los todos.
O grupo de pauliteiros infantil actuou em vários locais do concelho, do país e do estrangeiro, de início acompanhado pelo professor José Ramos Campos e uma ou outra vez pelo professor José Almendra. Só mais tarde é que o Belmiro Carção viria a tomar a seu cargo o acompanhamento do grupo, nas deslocações.
Quando o tiu Pascoal não podia, começou a acompanhar o grupo, o gaiteiro António Alves de Vila Chã, que mais tarde viria a ser o gaiteiro usual. Tocavam caixa o David Jantarada e bombo o Eduardo Mendonça, também infantis e que aprenderam a tocar, no grupo.

continua....

Sem comentários: