quarta-feira, 6 de junho de 2007

OS PAULITEIROS DE SENDIM


OS PAULITEIROS DE SENDIM(9)

continuação

No verão de 1997 três jovens de Sendim, Paulo Preto, Fernado Nuno Palhau e Telmo Ramos, juntaram-se para fundar a Associação que viria a chamar-se “ Mirai Qu’Alforjas – Associação de Juventude de Sendim”. Convidaram mais oito jovens, para assim constituírem os corpos gerentes. A fundação viria a acontecer no dia 13 de Março de 1998. Os fundadores viriam a ser, José Santiago, Paulo Preto, Rui Mendes, Carlos Rodrigues, José Preto, Virgílio Carção, Fernando Nuno Palhau, Helena Moreira, Telmo Ramos, Luís Picotes Gonçalves e Sandra Nobre.
Uma das primeiras e principais finalidades da sua constituição foi precisamente ressuscitar, o Grupo de Pauliteiros de Sendim, então parado há mais de 10 anos.
Contactados alguns dos antigos dançadores do grupo de pauliteiros infantil, estes aceitaram e foram ter com o Belmiro Carção que de pronto aceitou.
Os Pauliteiros desta nova fase foram; Aquilino Branco, Óscar Salgado, José Preto, Raul Campos Martins, José Pires, Manuel Falcão, José André, Nelson Pimentão e António Aleixo, e numa nova geração, o Carlos Rodrigues, Alexandre Conde e Pedro Morete.
O gaiteiro deste grupo era o Sendinês Paulo Preto, acompanhado na Caixa pelo Manuel Falcão e no bombo pelo Belmiro Carção.
Logo nesse ano (1998) a Associação pediu ajudas para a aquisição de novos fatos, visto os anteriores terem surpreendentemente desaparecido, sem que ninguém soubesse o seu destino (ou será que sabem?). Foram então mandados fazer 9 factos à artezã Maria Susana de Castro, fatos esses que custaram na altura 60 contos cada o que deu um total de 480 contos, (100 dados pela Junta de Freguesia, 150 pela Câmara Municipal e 200 pelo IPJ, os restantes 30, foram suportados pelo dinheiro angariado em actuações).
Foi ainda oferecida e amavelmente confeccionada a Bandeira do então novo Grupo de Pauliteiros de Sendim.
Passados dois anos, a pedido do Belmiro Carção e de muitos jovens sendineses, foi então criado mais um grupo de Pauliteiros, mas mais jovem, ou seja de idades a rondar os 13, 14 anos.
É então feita uma actuação de apresentação com os dois grupos no adro da Igreja em Sendim, foi na Páscoa de 2000.
Juntou-se algum dinheiro e com a ajuda das actuações que foram feitas adquiriu-se mais um conjunto de factos que foram confeccionados pela artezã Palmira Falcão.
Estes fatos foram já adquiridos pela então nova associação criada, cujo nome passou a ser Grupo de Pauliteiros de Sendim.
Foi nessa altura que em Sendim apareceram mais Gaiteiros, o Henrique Fernandes, o Dinis Pires e o Ferreira.
No ano de 2003 foi apresentado mais um grupo de Pauliteiros ainda mais novos, a rondar os 9/10 anos.
Nesse ano, Sendim teve pela primeira vez três grupos de Pauliteiros prontos actuar.

continua...

Sem comentários: