segunda-feira, 4 de junho de 2007

OS PAULITEIROS DE SENDIM


OS PAULITEIROS DE SENDIM(8)

continiação

O grupo infantil começou a ter problemas nas deslocações, pois as solicitações eram muitas, e levar crianças de um lado para o outro era complicado, houve uma pausa. No entanto, na escola, íamos nós próprios mantendo a actividade, formando grupos que actuavam nas festas escolares e no Carnaval.

Para esta pausa, muito contribuiu também a dificuldade de levar todo o rancho do Centro Cultural, já que a ensaiadora das danças mistas, Judite Mourinho, filha de José Pires Mourinho, pela sua vida pessoal, não podia dar a atenção que desejava. Mas muitas crianças aprenderam a dançar e não me engano se disser que, em Sendim, é onde mais gente sabe dançar os paus, na Terra de Miranda.
Pelo que conhecemos foi Sendim a primeira terra de Miranda a ter um grupo infantil. Já em 1957 se tinha tentado e só não se continuou porque não seria possível actuarem todos os grupos de Sendim, na inauguração da Casa da Criança Mirandesa. De notar que nas danças mistas, nessa data, havia dançadores infantis e adultos. Os pauliteiros infantis não concluíram os ensaios, mas continuaram a dançar nos recreios da escola e deles viria a surgir o grupo de 1963.
Ainda hoje estamos a ver o Belmiro Carção, o José Carlos, o Américo Peres, o António Almendra, o Manuel Mourinho e tantos outros, a correrem pelo recreio, com os paus e a dançarem, mas aqui em grupos de quatro.
continua....

Sem comentários: